Existe alimentação saudável para emagrecer?

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Existe Alimentação Saudável para Emagrecer | Belle Spazio Estética Avançada | Curitiba

A maioria das pessoas, principalmente as mulheres, passa a vida querendo emagrecer alguns quilos. No entanto, não é de hoje que só uma pequena parcela da população é adepta a um estilo de vida saudável, que é composto pela prática de exercícios físicos regulares e, claro, uma alimentação balanceada.

Graças às redes sociais, o número de pessoas que começou a mudar os hábitos aumentou, já que agora mais do que nunca, temos pessoas influentes, como as blogueiras famosas que inspiram muita gente.

No entanto, existem divergências em relação ao fato de haver uma alimentação “correta” para emagrecer, mas, hoje, vamos te provar que é preciso sim abrir mão de certos alimentos, e inserir outros na dieta, para que seja possível a perda de peso.

Seis refeições ao dia

É preciso fazer todas as seis refeições para não passar fome. Seis refeições pode parecer muita comida para um dia só, mas na verdade elas são compostas de porções reduzidas, e é claro, de alimentos saudáveis.

Ao acordar, devemos tomar café da manhã, depois de um tempo fazer um lanche, que também pode ser chamado de colação. Depois vem o almoço, café da tarde, jantar e ceia. Todas essas refeições são necessárias para que você sinta saciedade durante o dia, já que vai comer menos do que está acostumado.

Comer de três em três horas

Se você vai fazer seis refeições por dia, é claro que elas devem ser feitas de pouco em pouco tempo. O mais recomendado para quem busca uma alimentação saudável para emagrecer é fazer um intervalo de três horas entre cada refeição.

Obviamente a comida deve ser leve e em pouca quantidade, comer várias vezes por dia faz com que seu corpo se sinta satisfeito o tempo todo, o que ajuda muito no emagrecimento.

Alimentos naturais

Todo mundo que procura mudar os hábitos e começar uma alimentação saudável para emagrecer deve saber que os alimentos industrializados são os piores inimigos de quem está de dieta.

Isso se deve ao fato deles serem cheios de açúcar e gordura. Sucos prontos, achocolatados, biscoitos (até os que não são recheados), congelados etc. Todos esses alimentos citados devem ser cortados da alimentação, pois impedem o emagrecimento.

Prefira os alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes. Ao invés de comprar um suco pronto, compre frutas e prepare o suco em casa.

Proteínas

Graças à fama da dieta da proteína, as pessoas acham que podem ingerir carne, ovos e laticínios desenfreadamente, o que não tem problema. No entanto, não é bem assim que a coisa funciona.

A proteína é sim uma grande aliada de quem quer emagrecer, mas ela deve conter o menor índice de gordura possível. Carnes brancas como frango e peixe são a melhor opção. Comer carne vermelha também é permitido, mas fique atento ao modo como ela é preparada, para não ingerir nada gorduroso demais.

As proteínas devem aparecer mais na dieta do que os carboidratos, mas estes não devem ser totalmente eliminados. Comer proteínas demais prejudica o fígado, e, além disso, nosso organismo precisa de carboidratos, já que são nossa fonte de energia.

Carboidratos

Outra dica importante para quem busca uma alimentação saudável para emagrecer é a ingestão dos carboidratos certos. Pães, bolos, biscoitos macarrão e arroz não ajudam em nada no emagrecimento.

O ideal é fazer dos legumes e tubérculos sua fonte de carboidrato. Alimentos farináceos são permitidos, mas sempre na sua versão integral, que nutrem e dão sensação de saciedade por mais tempo.

Já existem opções sem glúten no mercado que também são uma boa ideia para quem quer perder peso. Mas é claro, tudo deve ser consumido moderadamente, fazendo parte de uma das seis refeições do dia, que devem ser feitas de três em três horas.

Gordura

Quem acha que deve ingerir zero gordura durante a dieta está enganado. Nosso corpo precisa disso, e, além do mais, todos os alimentos contém uma porcentagem de gordura, ainda que ela seja muito pequena.

Você pode trocar o óleo ou a margarina pelo azeite, por exemplo reduzir as porções de azeite é a chave para consumir gordura na quantidade certa.

Aceleradores de metabolismo

Você sabia que alguns produtos naturais podem potencializar os resultados de uma alimentação saudável para emagrecer? Isso mesmo! Entre esses alimentos temos o gengibre, a berinjela, goji berry, limão, canela, óleo de coco e mais uma infinidade de opções.

Inserir esses alimentos em nossa dieta todos os dias faz com que possamos emagrecer mais rápido, já que eles são termogênicos e por isso, facilitam o emagrecimento.

Sucos Detox

Esses sucos foram os queridinhos de 2015, mas ainda são uma boa pedida para quem quer comer comida de verdade. Eles não são indicados para substituir uma refeição como café da manhã, almoço ou jantar, mas podem ser a opção perfeita para os lanches, seja da manhã ou da tarde.

Existem várias receitas diferentes disponíveis na internet de forma gratuita, e todas elas combinam ingredientes nutritivos que, com certeza, irão te saciar por três horas até a próxima refeição.

Além disso, o nome “detox” já dá a entender que a intenção de quem toma esses sucos é a desintoxicação do organismo.

Equilíbrio

A chave para conseguir manter uma alimentação saudável para emagrecer é encontrar o equilíbrio. É claro que quem deseja perder peso deve abrir mão das guloseimas, mas nada que é restritivo demais pode ser levado por muito tempo, por isso, de vez em quando, coma aquilo que sente vontade.

O segredo é consumir os alimentos na medida certa. Você pode comer um chocolate sem problemas, e não três. Tomar um sorvete, comer uma porção de batata frita, tudo é permitido desde que seja de forma equilibrada.

Exercícios físicos

Se você quer potencializar os resultados da sua dieta e emagrecer mais rápido, o ideal é combiná-la à prática de exercícios físicos regulares. E, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso perder horas e nem mesmo gastar rios de dinheiro com uma academia.

Você pode praticar algum esporte da sua preferência, como natação, futebol, tênis, pode fazer aulas de dança etc. E quem não gosta muito de esportes pode correr ao ar livre, caminhar, andar de bicicleta, de patins e mais um leque de opções.

Água é sua melhor amiga

A maioria das pessoas não sabe por que sente fome uma hora depois que acaba de fazer uma refeição. A resposta para isso é simples! A falta de água no organismo faz com que as pessoas tenham a sensação de que estão com fome.

É por isso que devemos tomar muita água todos os dias, ela vai nos ajudar a sentir saciados mesmo durante os intervalos das refeições e além disso, faz com que possamos eliminar toxinas do organismo através da urina. Tome dois, três, quatro litros de água por dia, o seu corpo agradece.

Você pode tomar água com gengibre também, limão etc. Além de te manter hidratado, ajuda a acelerar o metabolismo.

Prevenção de doenças

Todo mundo sabe que comer bem ajuda e muito na saúde. Isso porque alimentos saudáveis são repletos de vitaminas e sais mineras que auxiliam nosso sistema imunitário.

Frutas cítricas, por exemplo, podem ajudar a impedir que você fique gripado facilmente. O abacate, quando ingerido na quantidade certa, ajuda na redução do colesterol, a uva neutraliza a função dos radicais livres, e por aí vai.

Comer bem faz com que as pessoas consigam perder peso e ainda fortifica a saúde.

Substituições

Alguns alimentos são bons para a saúde, mas não ajudam tanto assim no emagrecimento, por isso vale muito a pena fazer algumas substituições. O feijão, por exemplo, pode ser trocado por grão de bico ou até mesmo por lentilha, que são alimentos mais fáceis de digerir e contém menos calorias.

De vez em quando, você com certeza irá querer (e deve!) se permitir a um doce. Vamos imaginar que seja um brigadeiro, por exemplo. Por que ao invés de usar achocolatados comuns, você não opta por cacau em pó?

Outra boa dica de substituição é trocar o trigo por farinhas de coco, mandioca, fécula de batata etc. Até porque essas farinhas não contêm glúten.

Não precisamos nem dizer que o açúcar refinado deve ser substituído, não é? Se você não gosta de adoçantes, pode usar açúcar de coco ou demerara.

Restrições

Se você não consegue resistir à tentação quando se trata de alimentos específicos, então a melhor dica é não comprá-los. Se você tiver esse tipo de comida no armário, provavelmente só vais e sentir satisfeito quando comer, então evite comprar doces e outras guloseimas.

Quando sentir vontade de comer, saia e compre, coma na rua, ou traga para casa só a quantidade necessária para satisfazer sua vontade. Outra boa dica é convidar os amigos para dividir a comida!

Café

Você sabia que ingerir muito café não é nada saudável? Existem pessoas que ficam muito enérgicas quando consomem café e tendem a ficar ansiosas, o que acaba em consumo excessivo de comida.

Por isso, não exagere na dose, tome uma xícara, no máximo duas por dia!

Dia do “lixo”

As pessoas que tiram um determinado dia da semana para comer besteiras acabam viciando o organismo. Se você passou dois domingos comendo besteiras, por exemplo, dificilmente passará o terceiro domingo ingerindo alimentos saudáveis.

Por isso, evite ter um dia certo para “chutar o balde”. Se por um acaso você sentir vontade de comer algo que não deveria, coma e depois volte a fazer as refeições da forma correta. Esse é o melhor jeito e não viciar o seu corpo.

Necessidades individuais

Sabemos que cada pessoa tem necessidades diferentes. Por isso, não se importe se a blogueira que você mais gosta de acompanhar come só alimentos saudáveis. O seu corpo é somente seu, e cada um tem seu tempo para se acostumar com novas dietas e hábitos saudáveis.

Respeite seu tempo, suas vontades, mas ao mesmo tempo tenha autocontrole e foco naquilo que deseja. Encontre uma forma de compensar os dias que você se permite comer algo diferente.

Refrigerante

Se existe algo que você podia abolir da sua vida são os refrigerantes. É difícil porque a maioria das pessoas já consome essa bebida desde criança, mas na verdade, os refrigerantes não contêm nenhuma substância que faz bem à sua saúde.

Comece tentando parar de tomar o seu refrigerante favorito. Depois de um tempo, experimente consumir refrigerante só uma vez por mês. Vá impondo desafios à você mesmo e com o tempo, você vai perceber que essa bebida fará cada vez menos falta na sua vida.

Álcool

A maior parte dos brasileiros gosta de beber, principalmente no final de semana, na balada ou no barzinho com os amigos. Não é proibido, mas tente se policiar. Evite bebidas muito açucaradas, e evite também beber demais. Cervejas são inimigas de quem quer emagrecer, e as vodcas com sabor também, por isso, se for beber, que seja com moderação.

Além disso, tome cuidado com os aperitivos. Em barzinhos e botecos a cerveja costuma vir acompanhada de amendoins, salgadinhos, pastéis, e é com eles que você deve se preocupar. Coma um para matar a vontade e só!

Alimente-se antes de sair de casa

Se você vai sair e passar muito tempo fora de casa, em um local que não é apropriado para levar marmitas, como uma boate, por exemplo, procure fazer uma refeição saudável antes.

Dessa forma você tem menos chances de comer muito quando voltar, e também prepara o estômago para eventuais bebidas alcóolicas que podem ser consumidas.

Escolhas

Todo mundo sabe que em determinados dias as pessoas não se sentem dispostas para praticar exercícios físicos. Se um dia isso acontecer com você, prefira faltar na academia, mas não coma errado! Os efeitos de uma alimentação saudável começam e dentro para fora, então prefira não praticar exercícios, mas mantenha sua alimentação “limpa”.

Agora vocês já sabem que existe sim uma alimentação saudável para emagrecer. Comer bem não ajuda só no emagrecimento, faz com que possamos fortificar nossa saúde, nos sentir mais dispostos, dormir melhor etc. Não espere mais para mudar seus hábitos alimentares!