A Mais Completa Lista de Alimentos Saudáveis

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A Mais Completa Lista de Alimentos Saudáveis | Belle Spazio

Por que uma Lista de Alimentos Saudáveis? As pessoas que são preocupadas com a saúde, sabem o quanto a alimentação é importante para estar sempre bem e saudável. Ela pode ser até considerada o primeiro passo para transformar sua vida, seu cotidiano. Isso porque aquele velho ditado: “você é o que você come”, faz muito sentido.

Por isso, decidimos listar os alimentos que podem ser considerados mais saudáveis. Na lista, é claro que as substâncias se encontram no meio natural. A lista de alimentos saudáveis começa aí, na natureza. Tudo que pudermos aproveitar de disponível no meio ambiente é favorável à saúde.

Na lista de alimentos saudáveis, poderemos encontrar alimentos frescos e/ou moderadamente processados. Isso acaba com o estigma de que apenas frutas e legumes sejam bons para saúde. É preciso se alimentar com todas as vitaminas e sais para uma alimentação balanceada.

1. Maçã

Por ser rica em fibras, vitamina C e antioxidantes, pode ser citada como uma das primeiras frutas na lista de alimentos saudáveis.

2. Abacate

É uma fruta rica em gorduras saudáveis, além de serem ricos em fibras, potássio e vitamina C.

3. Banana

Uma rica fonte de potássio, além de vitamina B6 e fibras. É uma das frutas da lista de alimentos saudáveis indispensáveis.

4. Mirtilo

O mirtilo é uma das mais poderosas fontes de antioxidantes no mundo. É conhecido em inglês como Blueberry.

5. Laranja

Conhecidas como ricas em vitamina C, elas também são ricas em fibras e antioxidantes.

6. Morango

Essa fruta é altamente nutritiva, mas contém baixas calorias e carboidratos. Além disso, são ricos de vitamina C, fibras e manganês.

7. Ovos

Presente em diversas receitas, os ovos estão entre os alimentos mais nutritivos do planeta, mas com a má fama de serem ricos em colesterol.

8. Carne bovina

Uma das melhores fontes de proteína que existem, a carne de vaca carrega altas taxas de ferro.

9. Peitos de frango

Pobre em gordura e calorias, mas extremamente rico em proteína, os peitos de frango se tornam ótimas escolhas para a alimentação balanceada.

10. Cordeiro

Essa carne tende a ter uma elevada taxa de Ômega-3. Assim, é um dos itens que não podem faltar na lista de alimentos saudáveis.

11. Amêndoas

Uma das castanhas mais populares, a amêndoa é rica em vitamina E, antioxidantes, fibras e magnésio, ajudando a perder peso e proporcionando benefícios para a saúde metabólica.

12. Sementes de Chia

Essas sementes fazem parte dos alimentos mais densos em nutrientes do planeta. Possui grande número de fibras e uma grande parte da ingestão recomendada de magnésio, manganês, cálcio e outros nutrientes.

13. Cocos

Eles são ricos em fibras e ácidos graxos poderosos chamados triglicerídeos de cadeia média.

14. Macadâmia

Esse é um alimento muito saboroso e que contém um teor muito mais elevado em gorduras monoinsaturadas e menor teor em ômega-6.

15. Nozes

Elas são famosas por serem altamente nutritivas e ricas em fibras, além de conter todos os tipos de vitaminas e minerais.

16. Amendoins

Amendoins são saborosos e ricos em nutrientes e antioxidantes. Vários estudos mostram que o amendoim pode ajudar a perder peso.

17. Aspargos

O vegetal é popular em algumas cidades brasileiras. É pobre em carboidratos e calorias, mas rico em vitamina K.

18. Pimentão

Disponível no mercado em várias cores, os pimentões podem ser vermelhos, amarelos e verdes. Eles costumam ser crocantes, com um sabor bem adocicado e uma grande fonte de antioxidantes e vitamina C.

19. Brócolis

O vegetal crucífero que tem um gosto agradável ao paladar, tanto cru e cozido. É uma excelente fonte de fibras, vitamina K e vitamina C, além de ter boa quantidade de proteína.

20. Cenoura

Uma raiz muito popular no Brasil, a cenoura é crocante e rica em nutrientes, como fibras e vitamina K. Além de terem em sua composição muito betacaroteno e antioxidantes, que têm inúmeros benefícios.

21. Couve-flor

A couve-flor é um vegetal crucífero muito versátil. Podendo ser ingrediente para fazer todos os tipos de receitas saudáveis.

22. Pepino

É pobre em carboidratos e calorias e é composto principalmente de água. Mas possui uma série de nutrientes em pequenas quantidades, incluindo vitamina K.

23. Alho

O alho é muito saudável, poderia estar no topo da lista de alimentos saudáveis. Ele tem alicina, um composto bioativo com poderosos efeitos biológicos.

24. Couve

A cada ano, a couve se torna um vegetal mais popular. Isso porque é rica em vitamina K, vitamina C, fibras e uma série de outros nutrientes.

25. Cebola

Possui sabor muito forte e é muito popular para uso em receitas. Ela é composta por uma série de compostos bioativos.

26. Tomate

A fruta muito usada em receitas e saladas, é muito saboroso e rico em nutrientes, como potássio e vitamina C.

27. Salmão

Está classificado como um tipo de peixe gordo que é muito popular devido a sua alta quantidade de nutrientes, incluindo proteínas e ômega-3, além de vitamina D.

28. Sardinha

Os pequenos peixes estão entre os mais nutritivos alimentos. Contêm grandes quantidades da maioria dos nutrientes necessários para corpo humano.

29. Crustáceos

Eles contêm mais nutrientes do que quase todos os outros alimentos. Crustáceos comestíveis incluem mariscos, moluscos e ostras.

30. Camarão

Costuma ser pobre em gorduras e calorias, mas rico em proteínas. Além de ser rico em vários outros nutrientes, como selênio e vitamina B12.

31. Truta

Truta é outro tipo de peixe oleoso muito saboroso e semelhante ao salmão.

32. Atum

O Atum é mais comum em países ocidentais, e tende a ser pobre em gorduras e calorias, mas rico em proteínas.

33. Arroz Integral

Um dos grãos mais antigos, o arroz é um alimento básico para muitas pessoas. O arroz integral é bastante nutritivo, com uma quantidade razoável de fibras, vitamina B1 e magnésio.

34. Aveia

A aveia é muito saudável. Ela é rica em nutrientes e também contêm fibras poderosas chamadas beta-glucanas.

35. Quinoa

Uma semente que vem se tornando cada dia mais popular, a quinoa é rica em fibras e nutrientes, como magnésio. Além de ser uma excelente fonte de proteína vegetal.

36. Pão Ezequiel

Pão Ezequiel pode ser considerado o pão mais saudável que você pode consumir, contendo vários tipos de leguminosas.

37. Pães Caseiros de baixo carboidrato

Os pães mais saudáveis são aqueles feitos dentro de casa. Isso porque você pode fazê-los sem glúten e com poucos carboidratos.

38. Feijão verde

Os feijões verdes também podem ser encontrados com o nome de feijão de corda e são variedades de feijão. São muito populares nos países ocidentais.

39. Feijão

Feijão mais tradicional tem muitas vitaminas e minerais e são bastante ricos em fibras. Só que é muito importante cozinhá-los corretamente, porque eles são tóxicos quando crus.

40. Lentilha

Lentilha é outro grão popular. Ele é rico em fibras e está entre as melhores fontes de proteína à base de vegetais.

41. Queijo

O queijo é muito nutritivo e, uma única fatia, pode conter os mesmos nutrientes que um copo de leite. De fato, ele é um item indispensável para a lista de alimentos saudáveis.

42. Leite integral

O leite é muito rico em vitaminas, minerais, proteína animal de qualidade e gorduras saudáveis. Sendo ele integral, se torna uma das melhores fontes de cálcio.

43. Iogurte

Ele é feito a partir de leite que é fermentado por bactérias vivas adicionadas ao iogurte. Ele tem muitos dos efeitos bons para a saúde que o leite é capaz de fornecer ao corpo, mais os benefícios adicionais das bactérias probióticas amigáveis.

44. Óleo de coco

O óleo de coco é rico em ácidos graxos poderosos chamados triglicerídeos de cadeia média. Se comparado aos outros óleos, ocupa, no momento, o topo da lista de alimentos saudáveis.

45. Azeite extra virgem

O azeite extra virgem é a gordura mais saudável na terra. Além de conter gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração, é extremamente rico em antioxidantes, com poderosos benefícios para a saúde.

46. Manteiga de vacas alimentadas com capim

A manteiga é uma opção mais saudável do que a margarina, mas não deve ser consumida em excesso. Manteiga de vacas que foram alimentadas com capim é rica em muitos nutrientes importantes, incluindo a vitamina K2.

47. Batata

A batata é um alimento muito popular em todo o mundo. Ela é rica em potássio, além de conter um pouco de quase todos os nutrientes de que precisamos, incluindo a vitamina C.

48. Batata-doce

A batata-doce está entre os alimentos mais ricos em amido que você pode comer. Além de ser uma rica fonte em antioxidantes e todos os tipos de nutrientes saudáveis.

49. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é muito popular na comunidade de saúde natural. Ele é capaz de ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e causar alguma perda de peso. É muito usado em saladas, para dar um sabor diferenciado às refeições.

50. Chocolate amargo

E quem disse que o chocolate é inimigo de uma dieta saudável, hein? O chocolate amargo é o mais delicioso nesta lista de alimentos saudáveis. Ele é rico em fibras e magnésio, além de ser uma das fontes mais potentes de antioxidantes existentes. Porém, infelizmente, possui um alto valor calórico.

52. Sopas

Sopas, lembrando de não serem muito calóricas, são alimentos saudáveis para emagrecer. Ao comer uma pequena porção de sopa antes de cada refeição, muitas pessoas acabam comendo menos do que comeriam normalmente. E, nas sopas, é possível encontrar um mix de vitaminas, devido aos seus ingredientes.

53. Purês

Adicionar purês de vegetais à dieta é uma boa maneira de aumentar o consumo de alimentos saudáveis e de reduzir a vontade de outros alimentos bem mais calóricos. Pode ser de batata, mandioca ou outros legumes.

54. Melancia

As melancias são ótimas para quem precisa incorporar à dieta alimentos antioxidantes e que seja de poucas calorias. Assim, se tornam ótimas para o emagrecimento.

55. Frutas vermelhas

Com baixo nível de calorias e alto nível de fibras, as frutas vermelhas são ótimos alimentos saudáveis para quem busca emagrecer. Além de possuírem substâncias antioxidantes

56. Canela

A canela possui algumas propriedades não muito conhecidas em relação à insulina. Ela é capaz de estimular sua produção, de forma a controlar a concentração de açúcar no sangue.

57. Gengibre

O gengibre possui fortes propriedades que auxiliam no bem-estar do trato digestivo. É um anti-inflamatório natural e possuem propriedades antioxidantes. Auxilia indiretamente o emagrecimento ao garantir um bom funcionamento da digestão.

58. Sementes de Girassol

Atualmente, as sementes de girassol são muito muito famosas em dietas saudáveis. Formam uma combinação entre proteínas e carboidratos complexos, somados à grande concentração de fibra alimentar. Por isso, merecem estar na lista de alimentos saudáveis.

59. Pistache

Outras sementes que estão caindo no gosto do povo incluem o pistache, que é uma boa opção de alimento que possui menos calorias e menos gorduras que a maioria das outras castanhas. É rico em proteínas e fibras.

60. Iogurte Natural

As bactérias vivas que compõem o iogurte natural ajudam na digestão. Se consumido na versão com baixa gordura, é um bom alimento para quem procura emagrecer.

61. Mamão Papaya

Famoso no café da manhã das famílias brasileiras, o mamão possui uma enzima chamada de papaína, que auxilia o estômago na digestão de proteínas.

62. Abacaxi

O abacaxi é uma fruta rica em açúcares naturais, de forma que o consumo em excesso não é recomendado. Porém, ela não poderia ficar de fora de qualquer lista de alimentos saudáveis, pois seu sabor doce a torna um substituto para doces em geral.

63. Salsão

O salsão possui propriedades para o emagrecimento que são demonstradas pela crença popular de que a sua digestão gasta mais calorias do que ele fornece. Além disso, possui propriedades desintoxicantes que combatem o excesso de água e de toxinas.

64. Lentilha

As lentilhas são alimentos saudáveis poderosos para o emagrecimento. O consumo dos grãos garante três nutrientes importantes para emagrecer: as fibras, os carboidratos complexos e as proteínas.

65. Pêra

Ela é capaz de combinar duas propriedades que auxiliam no emagrecimento. Além disso, é rica em fibras, o que garante uma boa digestão e provoca a sensação de saciedade.

66. Limão

Principalmente, sendo levado em consideração o suco do limão, é reconhecido pelas suas propriedades desintoxicantes e por ser um inimigo natural contra a retenção de água.

67. Pêssego

O pêssego possui propriedade laxantes e diuréticas. Assim, ajuda a perder peso diretamente através da perda do excesso de água, mas também trazendo equilíbrio ao trato digestivo.

68. Vinho

No vinho, podemos encontrar a substância resveratrol, um antioxidante encontrado na casca da uva, que diminui o acúmulo de gordura pelo corpo.

69. Grão-de-bico

O grão-de-bico é um alimento que precisa ser incorporado à lista de alimentos saudáveis. Pode ser encontrado amido resistente, além de fibras, proteínas e gorduras saudáveis.

70. Espinafre

Esse é um alimento conhecido pelo seu alto valor nutritivo. Além disso, ele tem um baixo nível de gorduras.