Saúde e Bem Estar. Por que você precisa ter cuidado com eles?

Cuidados Com Saude Bem Estar Belle Spazio Curitiba
Saúde e Bem Estar. Por que Você precisa ter Cuidado com eles? | Belle Spazio

Felizmente, a saúde é uma preocupação que tem ganhado cada vez mais destaque nos dias de hoje.

Afinal de contas, com o desenvolvimento da medicina, pode-se confirmar de maneira cada vez mais detalhada como nossos hábitos são capazes de influenciar no funcionamento do organismo, de forma que a preocupação com a saúde foi algo que não só cresceu nos últimos anos, como foi algo sobre o qual a população ganhou mais consciência.

Por isso mesmo, hoje mais do que nunca uma boa parte da população busca fazer uma avaliação sobre os seus hábitos, de forma a tentar ter um dia a dia mais saudável para viver uma vida que seja longeva e que também tenha saúde e disposição para as atividades do dia a dia. Afinal de contas, de nada adianta ter uma vida longa se esta não for aproveitada.

Dessa forma, preocupar-se com o bem estar é uma questão essencial nos dias de hoje.

Mais ainda por conta da rotina cada vez mais estressante e apressada que grande parte da população tem enfrentado. Isso porque nem todo mundo sabe, mas a verdade é que elementos estressantes do dia a dia podem ter um grande impacto na saúde e também no bem estar de cada um, de forma que ter essa preocupação é hoje algo essencial para se manter uma vida boa.

Afinal de contas, apesar de muitas vezes parecer longa, a verdade é que a vida é muito curta para que você perca tempo não aproveitando tudo o que ela pode oferecer, principalmente quando isso se dá por conta de maus hábitos diários e pela falta de cuidados com a sua saúde e com o seu bem-estar.

E é exatamente pensando em tudo isso que separamos aqui uma série de informações que vão mostrar como diversos elementos presentes no dia a dia de grande parte da população são capazes de influenciar a saúde e também o bem estar na rotina.

Bem como mostrar como driblar essas situações e não deixar de ter uma vida mais saudável, com mais disposição para aproveitar as pequenas felicidades diárias e também os momentos de prazer, que são poucos quando comparados com os momentos de obrigação.

Como o estresse é capaz de afetar o seu organismo?

Um dos grandes vilões da saúde e do bem estar da vida moderna é o estresse. Afinal de contas, a verdade é que ele está presente na vida de praticamente todas as pessoas e chega praticamente como quem não quer nada, tomando conta do corpo e a mente, trazendo resultados catastróficos tanto para a saúde propriamente dita, quanto para o bem estar de cada um.

Seja o estresse causado pelo trabalho, que hoje é um dos mais comuns, seja o estresse causado por quaisquer outras situações, a verdade é que você precisa lidar com ele e encontrar maneiras de ficar mais calma ainda que dentro da rotina corrida, de forma a minimizar os danos que o estresse é capaz de trazer para cada um.

Isso porque a falta de cuidado consigo mesmo é capaz de trazer resultados bastante assustadores tanto para a vida social quanto para a saúde de cada indivíduo. Afinal de contas, a verdade é que emocional e físico se complementam e é preciso ter essa consciência para não deixar de se cuidar todos os dias.

Para se ter uma ideia dos efeitos que a tensão e o estresse são capazes de causar na vida de cada um, basta observar um estudo que foi feito pelo Instituto Benenden, localizado na Inglaterra, que mostrou que a tensão gerada pelas preocupações da vida moderna são capazes de roubar até duas das 24 horas presentes no dia.

Isso equivale a aproximadamente 8,5% de cada dia perdido por conta de stress, com um acumulado de perda de quase 60% da sua semana sendo simplesmente desperdiçado com estresse e com tensão, um número consideravelmente alto e que deve ser levado em consideração.

Isso porque, entre os diversos problemas que o estresse causa no corpo estão problemas de sono causados exclusivamente por conta das preocupações geradas durante o dia. Dessa forma, quando não controlado, o estresse pode trazer diversos malefícios para o corpo, que podem até mesmo culminar em situaçoes mais graves.

Entre as diversas condições que são causadas pelo estresse podem ser citadas problemas de memória e de concentração, que podem atrapalhar de maneira séria a sua produtividade na sua rotina, sensações desagradáveis como náuseas e paranóia.

Além de problemas com baixa autoestima e também favorecimento de discussões em excesso, já que o estresse acaba afetando a sua capacidade de pensamento e de tomada de decisão, de forma a gerar discussões por motivos que normalmente não seriam um grande problema.

Como se não bastasse, a condição também é uma das grandes responsáveis por problemas sérios de saúde, como hipertensão, desenvolvimento de problemas de estômago, como gastrite e úlcera, em casos mais graves, infecções causadas por conta da baixa imunidade gerada pelo enfraquecimento do organismo causado pelo estresse.

Além de aumento da predisposição do corpo para vícios, principalmente para o consumo excessivo de álcool, que para muitos funciona como uma válvula de escape para os problemas e para a tensão enfrentada no dia a dia, o que só acaba por desencadear uma série de outros problemas para o organismo e também para a mente.

Para completar tudo isso, o estresse acaba por gerar um desempenho mais fraco no trabalho por consequência de todos os efeitos que é capaz de gerar no corpo.

O que acaba criando um ciclo infinito, já que muitas vezes a decepção com o trabalho gera o estresse, que gera menor desempenho, que é motivo de irritação e por aí vai, com os sintomas só piorando cada dia mais, caso a condição não receba a atenção que lhe é devida.

Como se não bastasse, o estresse afeta muito mais do que apenas a saúde física do indivíduo, sendo responsável por grandes problemas de âmbito emocional, o que acaba tendo reflexos negativos na vida pessoal de quem sofre do problema.

Isso porque, entre outras coisas, o estresse é responsável por gerar a sensação de ansiedade, de angústia e, em praticamente todos os casos, de irritação. Por isso mesmo é que acaba aumentando a predisposição do usuário de utilizar alguma droga, seja ela o álcool, seja ela alguma droga ilícita, que é utilizada para aliviar a sensação trazida pelo estresse diário.

Isso acontece porque o estresse é o resultado da combinação entre dois hormônios que influenciam de forma forte o corpo humano: a adrenalina e o cortisol.

Se nas quantidades certas a adrenalina é responsável por auxiliar na motivação e trazer uma sensação agradável, em quantidades exageradas, que é o que acontece em situações de estresse, ela pode trazer grandes danos ao corpo, da mesma forma que faz o cortisol.

Este último, quando em quantidades normais e adequadas dentro do corpo humano, é o hormônio que é liberado quando enfrentamos situações de perigo, de forma a deixar o corpo alerta e preparado para situações inesperadas, algo que sempre foi benéfico para o ser humano, mas que hoje vem causando uma série de problemas.

Isso, porque o estresse é perfeitamente normal e saudável quando é o resultado de algum estímulo externo, seja ele positivo ou negativo. Um grande exemplo é o estresse gerado no passado, quando todos os hormônios gerados pelo estresse eram utilizados durante as caçadas e as lutas entre homem e fera, um processo necessário para a alimentação dos nossos ancestrais.

Porém, a verdade é que quando o estresse é causado por situações psicológicas, como o trabalho ou frustrações na vida pessoal, ele pode trazer danos verdadeiramente desastrosos para o corpo. Isso porque hoje os hormônios que são produzidos por situações de estresse não são mais gastos pelo corpo, já que o indivíduo no fim das contas vai continuar sentado em sua mesa de trabalho.

Dessa forma, toda a grande descarga de adrenalina e de cortisol acabam acumulados no corpo, circulando pela sua corrente sanguínea, o que pode gerar péssimas consequências.

Isso porque se o cortisol é saudável em situações adequadas, quando ele está em excesso no corpo, em conjunto com a adrenalina, ele é capaz de até mesmo afetar o sistema imunológico.

Dessa forma, os resultados causados pelo estresse se espalham pelo corpo e se manifestam de diferentes formas, como no aumento da tensão muscular, na contração das artérias, bem como um aumento intenso da atividade cerebral e da atividade cardíaca.

O que por sua vez acaba contribuindo com o aumento de chances de aneurismas, AVCs, infartos, problemas no trato gástrico e também sensação exagerada e constante de fadiga muscular. Dessa forma, é essencial que você tome medidas para combater essa sensação e ter uma vida de maior saúde e bem estar.

Como ter uma vida mais saudável apesar do estresse?

Ao contrário do que muita gente pensa, a verdade é que mesmo tendo uma rotina extremamente estressante, é sim possível tomar medidas que combatem os males causados pelo estresse e que causam benefícios para o corpo e também para a mente.

Afinal de contas, um dos efeitos causados pelas consequências do estresse é o isolamento social, já que a pessoa estressada não tem cabeça e muito menos disposição para participar de eventos que antes eram motivo de prazer.

Para isso, uma das melhores soluções é adotar uma vida mais saudável, que tenha uma alimentação balanceada e, principalmente, uma rotina de exercícios. Isso porque preparar o corpo para que este fique saudável é a melhor forma de treinar o próprio organismo a lidar melhor com o estresse, de forma a não sofrer tanto com os efeitos que ele causa.

Mais ainda, alguns alimentos possuem uma série de minerais e vitaminas que são benéficos ao organismo e que também são ótimas pedidas para diminuir o nível de cortisol na corrente sanguínea, o que também ajuda no controle da condição e propicia uma vida mais saudável e também mais feliz e tranquila.

Além disso, sem dúvida alguma, uma das melhores medidas e também a mais eficiente para lidar com o estresse é deixar de lado as fontes dele. Ou seja, se o seu estresse é o resultado de um trabalho que você odeia, mas permanece para manter o salário, passe a procurar outra coisa e deixe de lado o trabalho antigo.

Muitas vezes ter um salário um pouco menor pode significar ter uma qualidade de vida extremamente maior, o que vai fazer com que você aproveite mais o seu dia a dia e consequentemente também o dinheiro que você ganha.

Porém, antes de qualquer coisa é preciso que você saiba que cada pessoa tem uma tolerância diferente para o estresse, de forma que é normal ter pessoas que lidem tranquilamente com doses altas de estresse sem maiores prejuízos e outras que sucumbem com baixos níveis da resposta do corpo.

Assim, é preciso ter essa consciência, esse é o primeiro passo essencial para que você consiga tomar a decisão correta na hora de mudar os seus hábitos.

Porque dentro de tudo isso, a maior verdade é que para lidar com o estresse e ter uma vida mais saudável e também mais feliz, a maior mudança que você deve fazer está nos seus hábitos. Porque o estresse da vida moderna não é uma condição inerente ao ser humano, muito embora muitas pessoas pensem que seja.

Isso porque ele é o resultado de um conjunto de hábitos que forma a rotina de cada um, de forma que uma mesma rotina que para um é tranquila, para outro pode ser extremamente estressante e desgastante.

Dessa forma, é preciso que você saiba analisar o seu corpo para atender as suas necessidades, sempre buscando levar uma vida mais saudável, para diminuir ao máximo os efeitos que o estresse é capaz de causar no corpo. Afinal de contas, quando se trata de ter uma vida melhor, todo esforço é válido e cada pequeno detalhe faz a diferença.

Mas lembre-se sempre, quando se trata de uma vida saudável e com maior bem estar, a mudança deve vir sempre de dentro de você.

E aí, como andam seus hábitos? O que você considera mais difícil na hora de ter uma mudança efetiva na sua vida? Comenta aqui embaixo, quem sabe juntas nós encontramos uma solução?